quinta-feira, 29 de março de 2012

Telma Weiz

Telma é mesmo uma das maiores autoras brasileiras sobre alfabetização, este vídeo é super interessante, sobretudo para quem ainda está na graduação, me ajudaram muito na faculdade.


Cursiva ou bastão?

É muito comum, pais e até alguns educadores questionarem o uso da letra bastão em detrimento da cursiva, este texto da Revista Escola é bem esclarecedor.


Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?

Beatriz Vichessi


Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas "letras de mão" deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada. Antes de estarem alfabetizadas, elas entram em contato naturalmente com as letras cursivas e as de fôrma minúscula e até podem ser apresentadas a elas, desde que tal contato fique restrito à leitura.

terça-feira, 27 de março de 2012

Braille para quem vê

Uma das grandes dificuldades para quem é cego é que de fato pouquíssimas pessoas conhecem o código braille. Este site ensina o braille de um modo muito simples e dinâmico, para quem se interessar...

Mãos lendo Braille

domingo, 18 de março de 2012

IMIP sedia Festival Conte Outra Vez com Bia Bedran

De 21 a 25 de março, o IMIP sediará o festival “Conte Outra Vez”. Trata-se de um festival de contação de histórias com o objetivo de levar um pouco de cultura literária para crianças e adultos. Nos dias 21, 22 e 25 de março, o Espaço Ciência e Cultura abrigará o festival que contará também com o show da artista Bia Bedran.

O festival reunirá artistas e arte-educadores de diferentes partes do país. Entre eles, participam o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, do Rio de Janeiro, a Cia Conto em Cantos, de São Paulo e contadora Cléo Bussato, do Paraná. Também haverá programação em outras três instituições. A entrada é franca. 


Confira a programação do que acontece no IMIP
 
21|03
10h às 12h
Formosos Monstros (Cléo Busatto, PR)
Intervalo Poético (Adélia do Grupo Zumbaiar, PE)
Chapeuzinho Amarelo (Carol Levy, PE)
Show musi¬cal (As Fadas Magrinhas, PE)
14h às 16h
O Rei que ficou cego (Os Tapetes Contadores de Histórias, RJ)
Momento Poético (Adélia do Grupo Zumbaiar, PE)
Parlendas e Travalínguas ( Crianças da OAF, PE)
22|03
10h às 12h
Parlendas e Travalínguas (Crianças da OAF, PE)
Intervalo poé¬tico ( Conceição do Grupo Zumbaiar, PE) *poe¬sia serena*
Encantos Reais (Cia. Conto em Cantos, SP)
14h às 16h
Contos do meio ambi¬ente (Cia. Conto em Cantos, SP)
Intervalo Poético (Conceição do Grupo Zumbaiar, PE)
A Pérola Fosforescente– Conto Chinês (O Tapete Voador, PE)
17h as 19h
Palestra para edu¬ca¬do¬res com a Prof. e Palestrante Ceres Murad (MA)
25|03
16h
Show “Cabeça de Vento” (Bia Bedran, RJ)

sábado, 3 de março de 2012

Campeonato Nacional de Robótica

Estudantes representam Pernambuco em campeonato de robótica

Quatro escolas do Grande Recife participam de etapa nacional.
Evento acontece sábado (3) e domingo (4), em São Paulo.

Estudantes de quatro escolas da Região Metropolitana do Recife já estão em São Paulo (SP) para representar Pernambuco com projetos de tecnologia criados por eles nos últimos meses. Neste sábado (3) e domingo (4) acontece a etapa nacional do Campeonato de Robótica. Os alunos trabalharam durante as férias e agora comemoram a classificação para a disputa brasileira.

Um dos grupos vem de uma escola particular de Jaboatão dos Guararapes, a Divino Mestre, no Grande Recife. A equipe criou um robô que anda, busca objetos e realiza todas as atividades exigidas pelo concurso nacional. Mas os estudantes sabem que não foi uma tarefa fácil. “Foi nossa primeira vez no campeonato, não sabíamos muita coisa. As missões são muito difíceis”, falou Gabriel Lira.

A mesma equipe também tinha que propor uma solução mecânica para beneficiar a indústria alimentícia. As responsáveis pela pesquisa estudaram e conseguiram desenvolver uma máquina para cortar e desossar frango. “A gente conseguiu um protótipo de uma máquina, onde a fase de corte do frango, que tem maior contato humano, é toda automatizada, sem contato humano, e feito na temperatura correta. Aí evita a propagação de doenças e aumenta a qualidade de vida”, contou Giovana Ferreira, participante do projeto.

Outro grupo participante vem da Escola Estadual Santa Ana, em Olinda, sendo a única representante de Pernambuco da rede pública de ensino no campeonato. A escola não oferece aula de robótica e os dez estudantes tiveram apenas uma semana de treinamento para participar da etapa regional. Os alunos tiveram que comprar as peças para fazer o robô e pegar uma mesa emprestada de uma escola particular de Olinda. Agora, estão muito empolgados com a classificação. “Pretendo fazer mecatrônica, trabalhar com robótica, e, se der, tentar fazer a Olimpíada Brasileira de Robótica”, falou Willames Paiva.

A pesquisa que a equipe vai apresentar no campeonato é sobre conservação de alimentos. Os estudantes descobriram um método natural de conservação do tomate. Quando o alimento é mergulhado em suco de limão, ele dura por mais de 20 dias na geladeira. “Isso vai ajudar pessoas de qualquer idade, financeiramente, e isso vai ajudar donos de restaurante a conservar o tomate por mais tempo”, contou a estudante Danielle Souza.

Fonte:G1


Etapa Nacional do Torneio de Robótica FLL agita São Paulo
Acompanhe, ao vivo, tudo o que rola na grande final do Torneio FLL®.
Acesse www.legozoom.com.br/fll